sábado, 2 de dezembro de 2023

Breath of Fire 2 o melhor dos dois primeiros jogos

 ""Sortudo! Que bonito! Estava cansada de cães e gatos"



Breath of Fire 2  o melhor dos dois primeiros jogos

Por Gibran Teske

No dia 2 de dezembro de 1994 no Japão  era lançado o aclamado Breath of Fire II também conhecido como Breath of Fire II: The Fated Child. Sinceramente falando dos dois jogos da franquia Breath of Fire pro SNES o Breath of Fire 2 é muito melhor que o primeiro


História: 
500 anos após a derrota da Deusa Tyr uma misteriosa religião chamada Evanismo surge. Nisso um menino que é o último descendente do clã dragão chamado Ryu Bateson vai atrás da sua irmã Yua dando de cara com um dragão, porém quando ele aceita o pedido do dragão as coisas mudam: As pessoas de Gate não lembram mais do Ryu e um misterioso padre assumiu o lugar do Ganer (o pai do Ryu), então em uma noite Ryu conhece o Bow até que os dois decidem fugir até que na caverna a dupla dá de cara com uma criatura estranha que os deixam desmaiados. Dez anos depois Ryu e Bow são caçadores de recompensa e um misterioso assalto é o inicio de uma inesquecível jornada

Sobre o jogo

Eu falei ali em cima que o Breath of Fire II é o melhor dos dois jogos lançados para o SNES e é muito melhor que o primeiro vou explicar através desses tópicos

Personagens do jogo 

O primeiro Breath of Fire tem personagens bons e clássicos, mas os personagens do Breath of Fire 2 são muito mais carismáticos com um sarcasmo afiado além de ter uma trama própria muito boa como o Jean que nos brinda com a melhor e mais divertida parte do jogo. Aliás personagens do primeiro jogo Ox, Bleu, Nina, Karn e Bo retornam. A Nina do 1 aparece na missão do Grande Pássaro é ela que a Nina do 2 enfrenta já o Karn e o Bo aparecem em uma casa na Ilha dos Gigantes. O Ox aparece em Gantz. Dos cinco que acompanharam o Ryu  do 1 apenas a Bleu é que se junta ao grupo

Ryu Bateson: É o protagonista principal do jogo e também a criança destinada da trama assim como no primeiro ele tem habilidade de transformar em dragões e pode pescar itens importantes. Aqui a habilidade principal dele consome todo o AP o que é muito ruim na parte final do jogo

Bow: Ele é o melhor amigo do Ryu Bateson e pode caçar no minigame de caça. Ele protagoniza vários momentos cômicos no decorrer do jogo

Katt:  Uma Woren de personalidade muito forte e demonstra impaciência em alguns momentos do jogo. Ela é útil para quebrar paredes e também pode participar do minigame de caça

Rand: Um homem tatu que te ajuda resgatar a Katt em Coursair. Ele é bom para fugir de batalhas quando está rolando

Nina: É descendente direta da Nina do Breath of Fire 1. Ela possui asas negras e sua história no jogo é um pouco triste por esse detalhe. Apesar do ataque fraco ela é ótima em magias de ataque

Jean: Um sapo humanóide que foi enfeitiçado por uma bruxa e luta para recuperar o seu posto de príncipe na missão mais divertida do jogo. Ele é bom para andar em pequenos lagos e pular falésias

Sten: É o alívio cômico do grupo e é muito útil para passar em falésias. Tem uma enorme importância na missão da dieta da Rainha de Tunlan

Spar: Completando o grupo Spar é uma mulher planta (na versão americana é um homem) que foi presa em um circo. Além de falar com plantas a sua habilidade no mapa é a mesma do Bo

Trama do jogo

Que trama maravilhosa caros leitores. Apesar do Breath of Fire ser mais uma fantasia medieval tradicional o Breath of Fire 2 vai mais além disso tratando em sua trama principal e paralela temas mais elaborados como sacrifício (Mina decide se sacrificar pra ajudar a Nina, a mãe do Rand em Evrai, a Valerie, mãe do Ryu Bateson e o próprio Ryu Bateson em um dos três finais do jogo que é bem triste), religião (o Evanismo), rejeição (Nina, tem esse tema abordado por causa das suas asas negras), obesidade (Rainha de Tunlan), política (Sten e Jean se envolvem em uma disputa política em seus respectivos reinos).

A história do Breath of Fire 2 é muito mais rica e muito mais elaborada que a do primeiro jogo, todos os momentos dramáticos são muito marcantes e realmente fazem o jogador chorar, as piadas como a fracassada tentativa do Sten de fazer mágica também são muito boas



Dificuldade do Breath of Fire 2

É um jogo que dá vontade de jogar e terminar de novo apesar disso vi alguns comentários de pessoas que falaram sobre o jogo dizendo que não conseguiram terminar ele achando que ele é muito difícil. Na minha opinião o 2 é fácil de terminar mesmo com chefe fortes e  partes irritantes típicas da franquia

 Esse jogo é uma obra prima

Pingente na caixa de diálogos

Uma das coisas mais legais do Breath of Fire 2 e que ficou de fora do primeiro jogo é um pingente que aparece na caixa de diálogos. Ele simplesmente mostra os sentimentos dos personagens por exemplo: um personagem bom como o Bow quando está falando com o Ryu a cor do pingente está clara já quando Ryu fala com os personagens muito maus a cor do pingente é roxa

Shamans:

Durante o jogo você encontra 6 shamans que fazem os personagens exceto o Ryu terem uma fusão temporária aumentando o AP/HP. Aqui vai a lista de onde encontrá-las:

- Sana: Capitain - Seso: WitchTower - Spoo: SkyTower - Solo: FarmTower - Seny: Bando (podes encontrá-la antes ou depois de enfrentar o Necroman) - Shin: Entrada esquerda da caverna Infinity

Agora vamos falar dos acertos da Capcom

Acertos da Capcom

Acerto 1: Enquanto a trama do primeiro Breath of Fire foi bem simples sendo apenas uma aventura medieval focada disputa dos clãs de dragões que voltou no 3 e no 4 a  Capcom decidiu fazer no Breath of Fire 2 uma rica e muito bem elaborada trama envolvendo os personagens principais do jogo carregada de humor e drama 

Acerto 2:  As missões paralelas continuam exigentes e importantes na trama, mas no Breath of Fire 2 são muito poucas o que deixa o jogo muito mais fácil terminar ao contrário do primeiro. Enfim reduzir essas missões exigentes no Breath of Fire 2 foi um grande acerto da Capcom

Acerto 3: O mundo do primeiro jogo era muito maior com muitas cidades contando com as duas do mundo dos sonhos isso deixava o jogo bem cansativo fora que a parte do mundo dos sonhos é muito estressante principalmente o segundo.  Ainda bem que no Breath of Fire 2 possui apenas uma única missão no mundo dos sonhos e deu uma reduzida nas missões estressantes o que foi um enorme acerto e também deixou o jogo mais empolgante e mais fácil para o jogador

Acerto 4: O quarto acerto da Capcom está nos gráficos que realmente estão mais bonitos e muito melhores que os do primeiro disso não dá para reclamar. Com certeza a influência da Square que trabalhou junto com a Capcom no primeiro jogo melhorou bastante a parte gráfica do Breath of Fire 2. Pena que má influência da EA ferrou com a franquia em 2016

Acerto 5: A trilha realmente foi maior acerto da Capcom no dois jogos. Com detaque para as que tocam nos momentos mais emocionantes do Breath of Fire 2.

Pontos fracos do jogo

Nem tudo são flores nesse clássico e é por isso que esse tópico vai abordar isso

A volta dos labirintos irritantes:  Parece que é tradição da franquia desde o primeiro jogo ter uma quest com labirinto longo e irritante na metade do jogo até o final com o Breath of Fire 2 não é diferente  apesar de aparecerem pouco no Breath of  Fire 2 eles estão mais fáceis, porém continuam irritantes são eles: o corpo da Rainha de Tunlan, HighFort, Infinity, a memória de Gandafoof

A forma de dragão nas lutas: Tudo que é bom dura pouco se no primeiro Breath of Fire o Ryu ficava durante toda a luta em sua forma do dragão. Só que no Breath of Fire 2 o dragão só é usado pra atacar e depois o Ryu volta ao normal sem nenhum AP deixando o jogador no maior desespero quando dá de cara com batalhas que tem inimigos mais fortes. Mesmo assim é um ponto fraco do Breath of Fire 2 principalmente quando o Ryu estiver encarando o Deathevan na batalha final do jogo

A volta das batalhas aleatórias irritantes: Outra tradição da franquia desde o primeiro jogo.  No Breath of Fire 2 vou dar um exemplo: em uma parte que praticamente são 3 minutos de puro desespero. Na SkyTower que o Ryu e os seus amigos tem que lutar contra o tempo pra achar a Spoo ou caso contrário como a Petape disse em SimaFort as branquias não aguentam muito tempo embaixo d´ água então para passar disso tem que ter uma grande paciência com as batalhas

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