sábado, 27 de janeiro de 2024

Eu gosto do Godzilla da TriStar e do Godzilla de 2014

 Eu gosto do Godzilla da TriStar e do Godzilla

Por Gibran Teske

Pausa nas notícias e nas críticas aqui do meu blog oficial para falar de um personagem clássico do cinema o icônico kaiju Godzilla nessa minha crônica cinematográfica inédita.

Prestes a completar 70 anos em 2024 o Godzilla ou Gojira como é chamado no Japão, é um monstro muito famoso no Japão estrelando vários filmes produzidos pela Toho (o mais recente longa da produtora japonesa é o aclamado o Godzilla Minus One que estreou em 2023) além de ter duas versões americanas a da TriStar a do Monsterverse da Legendary Pictures que terá filme novo ano que vem chamado Godzilla vs Kong: Novo Império. Essa crônica é para defender as duas versões americanas

Vou ser bem sincero a partir de agora: Eu realmente gosto muito das duas versões americanas porque foram produzidas em épocas diferentes (a da TriStar em 1998 e a da Legendary em 2014) e elas retratam de maneira própria as duas fases que o Godzilla também teve no cinema japonês: a fase vilão e a fase anti-herói/herói.  Sem contar que eles divertem pra caramba.

Godzilla de 1998

Em 1997 com apenas uns modestos 130 milhões de dólares no bolso a TriStar se empolgou com sucesso do clássico Independence Day do mestre do cinema catástrofe americano Roland Emmerich e decidiu contratá-lo fazer a sua própria adpatação do Godzilla que ao contrário do de 2014 visualmente é completamente diferente do Gojira (O Godzilla original japonês). A adaptação estrelada pelo ator Matthew Broderick o eterno Ferris Bueller estreou nos cinemas americanos dia 20 de maio de 1998, mas infelizmente foi um fracasso

Godzilla da Legendary Pictures

Depois da Toho fazer um novo filme do Gojira em 2000 (o Godzilla 2000), em 2014 a Legendary Pictures decidiu criar o Monsterverse fazendo uma nova adaptação do lagartão com o Godzilla dessa vez tendo o visual mais parecido com o original de 1954 e ao contrário do de 1998 onde ele destruia tudo que via pela frente, aqui ele é anti-herói. O reboot fez um discreto sucesso gerando uma continuação chamada Godzilla II: O Rei dos Monstros.  Em março de 2024 vai estrear um novo filme do Monsterverse.


Por que eu gosto das duas versões?

Pra concluir essa crônica cinematográfica mesmo com algumas licenças poéticas em ambas as versões americanas eu gosto delas porque assim como a versão original japonesa da lendária produtora Toho elas também mostram o Godzilla como uma força da natureza matando pessoas e destruindo cidades além de mostrar as duas fases a que ele é um vilão (Godzilla de 1998) e a que ele anti-herói (Godzilla da Legendary Pictures)




Nenhum comentário:

minha opinião sobre o futuro reboot do Todo Mundo em Pânico

  Minha opinião sobre o futuro reboot do Todo Mundo em Pânico Por Gibran Teske Crônica cinematográfica nova na área que vai falar sobre o re...