terça-feira, 6 de março de 2007

primeira atualização do blog de cinema




aqui vai minha primeira critica com algumas reformulações


























Cidade de Deus: das telas brasileiras para o oscar 2004:

"Dadinho o caralho meu nome agora é Zé Pequeno porra"

por Gibran Teske

Dois anos se passaram após a estréia da adaptação do livro homônimo escrito por Paulo Lins que conseguiu ser indicado para quatro categorias do Oscar 2004 tirando a chance do filme Carandiru ser indicado.

Nesses dois anos que passaram uma coisa que eu ainda não consegui entender é porque as pessoas denominadas herdeiros de Glauber Rocha ficam chiando quando se fala do filme Cidade de Deus?

Porque existe existe preconceito com a concepção visual do filme do diretor Fernando Meirelles que é diferente de uma montagem de outros filmes brasileiros como Deus e o Diabo na Terra do Sol. Essa montagem do filme Cidade de Deus pegou todos de surpresa causando repúdios aos herdeiros de Gláuber Rocha que decidiram comparar com a montagem dos filmes americanos.

O ponto forte do filme Cidade de Deus está no roteiro e no elenco que vieram de uma ONG chamada Nós do Morro. O destaque desse elenco além de Matheus Nachtergaele é Leandro Firmino da Hora que interpretou o traficante com a célebres frase que apresenta o personagem no filme e é a marca registrada de Cidade de Deus: "Dadinho o caralho meu nome agora é Zé Pequeno porra"

A montagem do filme Cidade de Deus é perfeita e nenhum outro filme ousou fazer uma montagem desse tipo colocando uma câmera girando 360° transformando o Buscapé adolescente em criança nos anos 60, mas infelizmente nem tudo foi um mar de rosas para o filme Cidade de Deus no oscar 2004 o filme perdeu todas as 4 indicações para o grande favorito Senhor dos Anéis - o retorno do rei (que fatou 11 oscars)

Prêmios que o filme Cidade de Deus ganhou ou foi indicado:

- 4 indicações ao oscar

- 1 indicação ao Globo de Ouro

- 2 indicações ao Bafta (ganhou em montagem)

- 1 indicação ao indepedent spirit awards

- 9 indicações ao Festival de Havana (ganhou todos)

- 1 mensão honrosa no Festival de Toronto

- 16 indicações ao Grande Prêmio Brasil de cinema (ganhou 6)

Nenhum comentário:

Xuxa quer fazer um filme de terror

 Xuxa quer fazer um filme de terror Por Gibran Teske A apresentadora e atriz Xuxa declarou para a Folha de São Paulo que quer muito fazer um...