quarta-feira, 7 de março de 2007

She's living la Vida Loca







Desconstruindo os contos de fada



"He He.. Bola de pêlos" Gato de Botas no filme Shrek 2

por Gibran Teske


Era uma vez uma empresa chamada Estúdios Disney que dominava os desenhos animados com suas músicas entediantes e moral politicamente correta até que em 2001 seu reinado foi abalado por um ogro verde com hábitos desagradáveis embalado pelo Smash Mouth com uma regravação de "I'm Beliver" um sucesso da banda The Monkees e inclusive ganhando o oscar de melhor animação

Shrek foi considerada a animação mais vista de 2001 utilizando uma fórmula que conquistou um público que estava saturado das músicas do Phil Collins e das mensagens politicamente corretas dos filmes da Disney que é a desconstrução dos contos de fada parodiando o estilo Disney de fazer animação.

Nos filmes Shrek, Shrek 2 e agora Shrek Terceiro podemos ver várias piadas com contos de fadas clássicos, com a Disney (o vilão Lord Farquaad é um exemplo) e filmes de hollywood (como Matrix, ET e outros)

No primeiro filme Shrek perde sua privacidade no pântano quando personagens de vários contos de fada que foram expulsos pelo Lord Farquaad que exige a princesa Fiona em troca e com o burro falante se envolve em aventuras que nunca passou antes na vida.

Com o sucesso dessa animação da Dreamworks a Disney foi literalmente por água abaixo e com isso deu o troco na Dreamworks produzndo os também despretenciosos Procurando Nemo em 2002 então em 2004 a Dreamworks resolve lançar Shrek 2 e paralelamente produzir uma nova animação chamada O Espanta-Tubarões.




Shrek 2 que mantém a mesma linha do primeiro filme que é zombar dos conto de fadas e da Disney (dessa vez ataca a parte musical que sempre tem nas animações da Disney) continua muito ngraçado e recheado de referências de clássicos como O Pecado Mora ao lado, ET - o extra terrestre, Os Caça-Fantasmas entre outros.




no Shrek 2 o orgro agora casado com a princesa Fiona retorna da sua lua de mel com ela dando de cara com o burro falante, porém o casal recebe o convite dos pais de Fiona para jantar e abençoar o casamento. Insatisfeito com o visual de orgra da filha e com o casamento dela com Shrek o rei contrata o Gato de botas um assassino profissional que mais pra frente se alia ao orgro e ao burro falante (é sobre ele que irei falar nessa humilde critica).




Como diria o saudoso Bussunda: Fala Sério!




o Burro falante continua sendo o melhor personagem da trilogia (sim trilogia pq o Shrek Terceiro estréia 18 de maio nos Estados Unidos e dia 15 de junho com outro dublador no lugar do Bussunda aqui no Brasil) com sua verborragia típica que é bem caracteristica do ator Eddie Murphy. Em Shrek 2 Mário Jorge mostra que tem talento como dublador (principalmente em Carros em que ele faz um sotaque caipira genial para compor o caminhão gincho Mate)


Gato de Botas é outro personagem que ganha muito destaque em Shrek 2 a cena que ele faz cara de coitado (eu coloquei a foto pra verem) para enganar os inimigos dele é muito hilária e Antônio Banderas dá um charme bem latino no personagem clássico dos contos de fadas.


No quesito vilões de Shrek 2 sai o baixinho megalomaníaco Lord Farquaad (que foi engolido pela dragoa no primeiro) e entra a Fada Madrinha e seu filho metrossexual e arrogante Principe Encantado que enfrentou um frio de rachar, um deserto escaldante e muitos perigos até chegar na torre só para dar de cara com o lobo mau.


Há duas curiosidades que esqueci de citar nessa critica a música cantada pelos personagens no final é outra sai a regravação do "I'm Beliver" e entra " Livin La Vida Loca" do Ricky Martin. Bem depois dos créditos finais tem uma hilária cena extra com o Burro falante deprimido até que chega a dragoa com os filhotes que ele teve com ela.


que venha Shrek Terceiro



Shrek 2 (idem 2004)

Direção: Andrew Adamson, Kelly Asbury

Roteiro: David Stem

Vozes no original: Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Julie Andrews, Antonio Banderas, John Cleese, Rupert Everett, Jennifer Saunders, Aron Warner, Larry King.

Versão brasileira: Bussunda, Mario Jorge de Andrade, Fernanda Crispim, Isaac Bardavid, Emilia Rey, Marcia Coutinho, Ettore Zuim, Alexandro Moreno, Pedro Bial.

Nenhum comentário:

Xuxa quer fazer um filme de terror

 Xuxa quer fazer um filme de terror Por Gibran Teske A apresentadora e atriz Xuxa declarou para a Folha de São Paulo que quer muito fazer um...